Estética 2018 - Cartaz

III Colóquio de Estética da FAFIL/UFG: Estética Indígena

Atualizada em 25/04/18 14:38.

2 a 4 de agosto de 2018
Locais: Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), Cine UFG, Prédio de Humanidades (Auditório e salas), Galeria da FAV.

ESTÉTICA INDÍGENA
III Colóquio de Estética da FAFIL/UFG
2 a 4 de agosto de 2018

Apresentação

O Colóquio de Estética da Faculdade de Filosofia da UFG teve início em 2016 com o evento intitulado “Confluindo tradições estéticas”, do qual resultou a publicação de um livro impresso e contou com o apoio da FAPEG e CAPES. Em 2017, a segunda edição do evento buscou relacionar questões formais estéticas, aproximando-as de questões raciais, sendo seu tema: “Estética em preto e branco”. Deste evento, que contou com o apoio da FAPEG e da CAPES, resultou a edição de um E-Book, a ser veiculado pelo site da Editora UFG. Ambos os eventos contaram com a participação de professores e pesquisadores convidados de âmbito internacional e nacional, apresentação de comunicações e participação discente. Relevante pontuar que o segundo evento foi marcado por um caráter interdisciplinar ao contar com a participação de colegas e alunos dos cursos de Humanidades e Artes da UFG. A proposta da terceira edição, justamente, pretende ampliar a interdisciplinaridade e fomentar a integração dos alunos que participam do Núcleo de Formação Indígena Takinahaky com ênfase em questões étnicas, estéticas e artísticas. Com a realização do segundo e terceiro colóquio visamos criar uma ação transversal a fim suprir a ausência da disciplina voltada aos estudos étnico e raciais no Projeto Político Pedagógico do Curso de Filosofia (PPPC) da FAFIL.

Sabemos que os estudantes que buscam formação no Curso de Educação Intercultural da UFG proveem da região do Araguaia e Tocantins, região que abrange os estados de Tocantins, Goiás, parte de Mato Grosso e parte do Maranhão, composto pelos seguintes povos indígenas: Apinajé, Gavião, Javaé, Karajá, Krahô, Krikati, Tapuio, Xavante e Xerente (do tronco linguístico Macro-Jê); e Guajajara, Guarani, Komayurá, Mbyà, Tapirapé e Waurá (do tronco linguístico Tupi), sendo a permanência deles no Campus II a UFG, de janeiro a fevereiro e de julho a agosto, o que lhes permite um contato reduzido com os alunos em geral dos demais cursos oferecidos. Ofertar o III Colóquio de Estética no período em que podemos contar com a presença dos alunos tem por objetivo fomentar a integração com os alunos dos cursos de Humanidades e de Artes Visuais.

Nosso interesse em tratar as questões étnicas pela via da estética encontra fundamento na matriz curricular do Curso de Formação do Núcleo Takinahakỹ ao indicar um amplo interesse pelas linguagens estéticas, permeado por temas contextuais em Ciências da Linguagem, tais como: imagem, pintura, grafismo, arte, artesanato, narrativas orais e escritas, e linguagem áudio visual. Esses temas contextuais estruturam nosso principal objetivo em estabelecer um diálogo sobre percepções estéticas autênticas e diversificadas em seus meios.

ORGANIZAÇÃO

Comissão Docente
Carla Milani Damião (FAFIL/UFG)
Fábio Ferreira de Almeida (FAFIL-UFG)
Lorena Dall'ara Guimarães (NTFSI)
Maria Luiza Rodrigues Souza (FCS)
Ricardo Bazílio Dalla Vecchia (FAFIL)
Rubens Pileggi (FAV)

Comissão Discente
Kellen Nascimento (FAFIL)
Kalitha Fernandes Moraes (FAFIL)
Lisandra Moura (FAFIL)
Lorraynne Freitas (FAFIL)
Ramon Pereira Ataide (FAFIL)

Comitê Científico
Ana Cristina de Rezende Chiara (UERJ)
Guilherme Ghisoni da Silva (FAFIL-UFG)
Imaculada Maria Guimarães Kangussu (UFOP)
Izabela Tamaso (FCS-UFG)
Luciana de Oliveira (FL-UFG)
Maria Cecília de M. Nogueira Coelho (UFMG)
Márcia Zebina (FAFIL-UFG)
Samuel José Gilbert De Jesus (FAV-UFG)
Sonia Campaner Miguel Ferrari (PUC/SP)
Thigo Santoro (FAFIL-UFG)
Wagner Sanz (FAFIL-UFG)

Curadoria – Galeria da FAV
Cacá Fonseca (FAV)
Mirna Anaquiri (FAV)
Rubens Pileggi (FAV).
Samuel José Gilbert De Jesus (FAV-UFG)

Curadoria – Cine UFG
Fabiana Assis (FAV)
Benedito Ferreira (FAV)

Para mais detalhes, acesse os arquivos abaixo.

Estética 2018 - Cartaz 941 Kb 0483e500691761cf3079a2ba912e1c8b
ESTÉTICA INDÍGENA - Apresentação e Programa 333 Kb 6efda5552f600be3f4f42bc2ccefbf53
ESTÉTICA INDÍGENA - Chamada 171 Kb ac4af2feadc1048ed30f52608f35217a