Weby shortcut
topo.jpg
Prof. Ruy Fausto - 2018

Seminário e Conferência com o Prof. Ruy Fausto, professor emérito da USP

Atualizada em 20/09/18 08:10.

 

O Prof. Ruy Fausto, professor emérito da USP, apresentará, nos dias 27 e 28 de setembro, um seminário e uma conferência na Faculdade de Filosofia da UFG:

  i) Seminário (dirigido aos alunos e professores de filosofia) 

Dia 27/09, às 19h, no Miniauditório do Prédio das Humanidades (prédio novo)

Explicação e comentário de um extrato de texto da "Dialética Negativa", de Theodor Adorno

A DialéticaNegativa(1966) é um dos três ou quatro livros mais importantes do filósofo alemãoTheodor Adorno (1903-1969). O livro se situa no interior da tradição dialética, mais precisamente, na esteira da dialética moderna, cujas grandes figuras são Hegel e Marx. Porém, Adorno não é, a rigor,  hegeliano; e, a rigor, também não é marxista. Qualquer que seja a sua dependência para com as duas grandes figuras da  dialética moderna, Adorno propõe um conceito original de dialética, conceito em que o papel da negação é reexaminado e, de certo modo, reposto.

 O texto é extraído da terceira parte da Dialética Negativa: “Modelos“ item II, “Espírito do mundo e História Natural. Excurso sobre Hegel“. O tópico se chama “˙História Natural“ (original, ed. Suhrkamp, Frankfurt am Main, pp. 345-349; trad. francesa, ed. Payot, Paris, pp. 276-279; trad. portuguesa, ed. Zahar, Rio,  pp. 293-297; trad. inglesa, ed. Routledge & Kegan Paul, Londres pp. 354-358).

 

Obs.: O Prof. Ruy Fausto orienta os participantes a lerem o texto antes do seminário. Para acessar o trecho da obra, clique aqui.

 


 ii) Conferência

 Dia 28/09, às 10h, no Auditório Lauro Vasconcelos (prédio antigo).

A esquerda mundial e sua história: as origens da crise presente

 A direita mundial, assim como a direita brasileira, estão aparentemente na ofensiva, nos últimos tempos.  Além da questão de saber até onde vai a justeza desse diagnóstico (e se ele implica em afirmar que, inversamente, há um recuo efetivo da esquerda), pode-se perguntar, supondo pelo menos uma verdade parcial do argumento, em que medida, eventuais descaminhos da esquerda teriam contribuido para as dificuldades que, hoje, a esquerda teria de enfrentar.

Ruy Fausto - A Esquerda Mundial e suas histórias

 


 

 

Listar Todas Voltar