MINICURSO: “Ethica Eudemia de Aristóteles”

Atualizada em 28/05/14 11:34.

A Faculdade de Filosofia convida os alunos da graduação, alunos da pós, docentes e a comunidade em geral para o MINI-CURSO Ethica Eudemia de Aristóteles”, ministrado pelos professores Raphael Zillig (UFRGS) e Inara Zanuzzi (UFRGS)

Data: 5-6 de junho, das 14:30 às 18:00,

Local: Auditório Lauro Vasconcelos.

Obs. Serão concedidos certificados de participação.

Resumo: o minicurso apresentará os resultados do trabalho de pesquisa em andamento desenvolvido pelos professores Raphael Zillig e Inara Zanuzzi, do Departamento de Filosofia da UFRGS, sobre a Ethica Eudemia. Desde 2009, estes professores conduzem conjuntamente um projeto de tradução comentada desta obra. Este é um tratado ético de Aristóteles menos difundido do que a Ética a Nicômaco e a sua tradução ainda não havia sido tentada por pesquisadores brasileiros. Grandes controvérsias circundam a sua autenticidade, pelo inusitado de existirem dois tratados contendo a investigação aristotélica em passos bastante similares. Soma-se a isso a existência dos chamados livros comuns: os livros V-VII da Ética a Nicômaco correspondem ao IV-VI da Ética a Eudemo e tiveram a sua transmissão compartilhada. Algumas dessas questões serão tocadas pelos professores, que procurarão, entretanto, sobretudo discutir passagens mais restritas dos primeiros livros da Ética a Eudemo. O prof. Raphael Zillig dedica-se preponderantemente à pesquisa na área da metafísica e da ciência aristotélica, e vai centrar-se no minicurso nas relações do método de investigação na Eudemia ao método científico discutido por Aristóteles em outras obras, tal como os Segundos Analíticos. A pesquisa da profa. Inara Zanuzzi centra-se na ética aristotélica e, portanto, na noção de virtude. Assim, haverá ocasião para comparações com o tratado mais conhecido de Aristóteles, a Ética a Nicômaco.