Weby shortcut
topo.jpg
Imagem Enade 2017

ENADE 2017 - Relação dos alunos inscritos

Atualizada em 09/11/17 13:57.

Estudantes concluintes inscritos deverão fazer o cadastro e preencher o questionário. Os estudantes que ingressaram em 2017 foram inscritos, mas estão dispensados de fazer a prova.  

ENADE 2017

  

  •  APRESENTAÇÃO:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

  • OBRIGATORIEDADE:

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

 

  • CURSOS AVALIADOS EM 2017:

Conforme a Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017 e o Edital nº 26, de 16 de junho de 2017, serão avaliados pelo Enade 2017 os cursos que:

I - conferem diploma de bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação.

II - conferem diploma de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.

III - conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia.

IV - conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

 

  • ESTUDANTES HABILITADOS AO ENADE 2017:

Estão habilitados ao Enade 2017 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017.

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES), até o final das inscrições do Enade 2017.

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017.

 

  •  QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE:

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº 40, de 2007, em sua atual redação e do Edital nº 26, de 16 de junho de 2017, que estabelece as regras do exame no ano de 2017. O preenchimento é exclusivamente feito por meio do portal do Inep. O estudante selecionado que não comparece ao exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade.

Esclarecemos ainda que a obrigação do preenchimento é apenas para os estudantes regulares concluintes, ou seja, para aqueles habilitados a prestarem o exame. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao questionário.

Para acesso ao preenchimento do Questionário do Estudante e para solicitar, se necessário, o atendimento especializado e/ou específico, o estudante inscrito pela Instituição de Educação Superior (IES) para participar do Enade 2017, deverá realizar, no período de 14 de agosto a 26 de novembro de 2017, o cadastro no site http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index.

Antes de efetuar o cadastro, os Estudantes deverão tomar ciência do Edital abaixo, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, disponíveis na Página do Inep: http://portal.inep.gov.br/enade.

 

  • DATA DO EXAME:

O Enade em 2017 será aplicado no dia 26 de novembro de 2017 com início às 13h30min (horário de Brasília), com duração total de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

 

  • LOCAIS DE PROVA:
  1. O Edital nº 26, de 16 de junho de 2017, determina que o estudante preencha um cadastro, após a inscrição realizada pela IES, no período de 28 de agosto a 26 de novembro de 2017. Esse preenchimento que é exclusivo do aluno autoriza o acesso ao Questionário do Estudante que possibilitará conhecer o local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante.
  2. A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer ao local da prova, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia).
  3. Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.
  4. Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília). 

 

  •  LEGISLAÇÃO ENADE 2017:

 

Listas dos estudantes concluintes inscritos:

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
ENADE 2017 - Lista do Bacharelado 209 Kb e8e6f8ffec80d61ee305fc51ca13a099
ENADE 2017 - Lista da Licenciatura 200 Kb ccc5c5ffc6c0771200078c32930ab3d4
Imagem Enade 2017 83 Kb 4498ea197f46036febe8b0d76a0f035e
Listar Todas Voltar