Orientação

Opção pelo Grau Acadêmico

Atualizada em 13/11/17 18:29.

Alunos que estão sem grau definido poderão definir grau se cumprirem os requisitos...

De acordo com o art. 4º, da Resolução CEPEC nº 862, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Filosofia, "o curso de graduação em Filosofia tem como objetivo formar profissionais aptos a exercer as seguintes atividades:

· Bacharelado em Filosofia:
I - destina-se à formação de profissionais voltados à atividade de pesquisa e produção intelectual, com experiência de reflexão a partir da análise de textos clássicos e problemas fundamentais da história da filosofia e das ciências; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas congêneres.

· Licenciatura em Filosofia:
I - Está orientado, sobretudo, para a formação de profissionais do ensino de filosofia no nível médio e visa capacitá-los para enfrentar as dificuldades inerentes à prática da educação e da reflexão filosófica. A licenciatura está ancorada em uma
formação de disciplinas que abrange várias áreas que capacite o profissional na transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos no ensino médio; conferirá ao acadêmico os requisitos necessários para o ingresso nos cursos de Pós-graduação em filosofia e áreas afins;
II - atuar em pesquisa, em ensino e em órgãos estaduais e federais de educação."

Ainda de acordo com a norma, "somente a partir do terceiro semestre, e após cumprir, com aprovação, sete disciplinas do núcleo comum, o aluno poderá optar pela modalidade Bacharelado ou Licenciatura."

Portanto, os alunos que encontram-se no chamado "grau não definido", e que já podem fazer a opção, devem preencher o formulário abaixo e entregar na secretaria da FAFIL.

A data limite para a definição de grau, de acordo com o Calendário Acadêmico, é 17/11/2017 (prorrogado).

Obs.: O aluno que não se manifestar ficará impedido de matricular-se nas disciplinas que exigem grau definido, como os "Tópicos de Filosofia", por exemplo.

Formulário Opção de Grau Acadêmico 44 Kb 69df33974bc6cb3ec07a6d0fd06294a1