Estética no Centro - banner

IV Colóquio Internacional Estéticas no Centro: Estéticas das Viagens

: Faculdade de Comunicação - Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro)

: 25 a 29 de Maio 2020

PRIMEIRA CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES

(DATA LIMITE: 31 Março de 2020)

Conferencistas: Juliana Gonzalez-Rivera (Universidade EAFIT, Medelin), Josef Fruechtl (Universidade de Amsterdam), Eduardo Jesus (UFMG), Natalie Scholz (Universidade de Amsterdam), Edmundo Pereira (Museu Nacional/UFRJ), Monique Roelofs (Hampshire College, Massachussets, EUA), Christoph Wulf (Universidade Livre de Berlim), Willi Bolle (USP, a confirmar), Jacyntho Lins Brandão (UFMG).

IV Colóquio Internacional Estéticas no Centro – Estéticas das viagens pretende explorar os sentimentos e experiências vinculadas aos deslocamentos espaciais e seus impactos para o conhecimento, para a formação de culturas e para a compreensão do que é e quantas humanidades somos na medida em que, historicamente, foram as grandes viagens por terra ou água que fomentaram a criação de novas culturas e aproximaram povos tão distintos e distantes. Partindo dessa importância fundamental das viagens, pretende-se reunir esforços interdisciplinares para uma investigação das experiências multissensoriais que as viagens proporcionam ou que lhe são atribuídas nas mais variadas formas pedagógicas, de artes, de registros e dentro do universo da comunicação. A importância desse acervo artístico e documental para as ciências humanas passa a ser decisivo quando sua comercialização ganha contornos industriais. Por outro lado, são hoje as grandes migrações e expatriações igualmente concebidas como viagens, temas não raros de uma vasta produção crítica das artes e do ativismo político, explorando as experiências que as (i)migrações implicam como fundamentais para uma adesão solidária de todos nós ao combate de tantos sofrimentos. No universo tecnológico, essas questões éticas implícitas nas experiências estéticas das viagens surgem de modo igualmente contundente quando se tematiza, por exemplo, as viagens não tripuladas feitas por drones, aeronaves teleguiadas e operadas por algoritmos. Tais viagens geram uma quantidade gigantesca de imagens e dados que se tornaram humanamente impossíveis de serem experimentadas uma a uma, mas que cujo banco de dados se torna fonte de evidências para processos jurídicos e base contra a corrente emergente das “verdades alternativas” (ou pós-verdade). Pensar de maneira ampliada o sentido das viagens e as obras de arte que a investigam e exploram por linguagens diversas, requer inevitavelmente a estética, porque as viagens não são apenas acontecimentos e fatos. Esse é o principal pressuposto teórico dessa proposta, porque, para além dos fatos, as viagens se projetam como experiência ou como ficção, contadas com imagens, falas, olhares, relatos escritos, cheiros e texturas, tornando-se filmes, performances, literatura, instalações, arquitetura, escultura, poemas, músicas e tantas outras formas de arte, expondo e reconcebendo o mundo que vivemos e, em não poucas vezes, mostrando-o para nós de forma inovadora.

SUB-TEMAS:

- Estética política das migrações: assimilações, expatriações e os apátridas

- Escritos de viagem ou diários de bordo (Reisenschriften)

- Estética e viagens de formação/cultural/pedagógica (Bildungsreisen

-Filosofia das viagens

- Filmes de estrada (Roadmovies), Westerns, Ficção Científica

- Cidades, espaço público e viagens

- Banalização das viagens

- Estética e midiatização das viagens

- Estética e indústria do turismo: viagens e suas experiências comercializadas

-Estética das viagens entre alteridade e segregação

- Imagens e viagens não tripuladas: evidências e ficções na arquitetura forense

- Expansão e encolhimento do espaço geopolítico e econômico europeu: relatos de domínio, opressão e libertação

- Viagens livres/viagens para a escravidão: narrativas em contraste

-Viagens e contaminações: gênese e atualização das guerras biológicas

- Viagens ao Planalto Central: dos bandeirantes à arquitetura modernista

-Viagens interiores, caminhos sagrados e centros de peregrinações

- Expedições científicas, colecionismo e sua crítica

DATAS IMPORTANTES:

Data limite para envio dos resumos/abstracts: 31.03.2020

Tamanho dos resumos/abstracts: até 400 palavras

Formato das comunicações: individuais (20’+10’debate) ou painel temático (3x 20’ + 30’debates)

Resultados: 04.04.2020 (via website do evento)

Pagamento das inscrições para palestrantes: até 10.05.2020 (R$ 80,00 pós-graduandos/R$150,00 doutores); ou no início do evento (R$110,00/200,00).

Gratuito para ouvintes (graduandos e público externo). Gratuito para estudantes da graduação que tenham seus trabalhos selecionados.

Os 50 trabalhos selecionados, que forem apresentados, serão considerados para publicação posteriormente, em formato a decidir.

A comunicação, submissão de resumos e pagamento das inscrições devem ser feitos através do endereço:

Lançamento do website previsto para 17.02

Organização:

Carla Damião (FAFIL//UFG)

Miguel Gally (FAU/UNB – Coordenação Geral)

Rita Márcia Magalhães Furtado (FE/UFG)

Tiago Quiroga (FAC/UNB)

Comissão científica:

Alex Calheiros (DEFIL/UNB)

Carla Damião (FAFIL/UFG)

Carlos Henrique Magalhaes (FAU/UNB)

Eduardo Jesus (FAFICH/UFMG)