Banner- as provas da existência de Deus

Minicurso: As provas da existência de Deus na filosofia

Atualizada em 14/07/20 12:59.

O minicurso, oferecido por 4  professores da Faculdade de Filosofia da UFG e um professor externo, trata de uma questão filosófica específica, abordada em todas as épocas da filosofia: a questão da prova da existência de Deus

Cartaz - as provas da existência de Deus


Minicurso: As provas da existência de Deus na filosofia

A questão da existência de Deus é uma questão clássica da metafísica. Diversos autores, de épocas diferentes, apresentaram argumentos diferentes sobre a existência de Deus e analisaram criticamente os argumentos anteriores. Neste sentido, conhecemos a prova pela verdade, o argumento ontológico - que foi repensado em diferentes épocas - e as diferentes provas pelos efeitos. É muito conhecida também a crítica de Kant às provas teóricas e a sua alternativa pela prova moral. Esta crítica, porém, gerou resposta de filósofos posteriores...

Para tratar das questões filosóficas que envolvem a prova da existência de Deus, a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás vai promover, no período de 25 de junho a 3 de julho de 2020, minicurso em modalidade remota, sobre provas da existência de Deus na Filosofia.

O curso será dividido em sete encontros, que ocorreria inicialmente na plataforma Google Meet. Contudo, em função do número elevado de inscrições, o minicurso não será mais transmitido por essa plataforma (Google Meet), mas na forma de webconferência, transmitida pelo canal de Youtube. O link de acesso para a conferência será disponibilizado 15 min antes do início de cada sessão, pela página Slido, cujo acesso é pelo link abaixo.


Aviso Importante

As salas do Slido tem uma duração máxima de 1 semana. Por isso, abrimos uma nova sala, com um novo link e código de acesso, que já será utilizada amanhã. Segue as informações da SALA 2 DO SLIDO:

CÓDIGO: #37425
LINK: https://app.sli.do/event/ehwq3g7l


A Sala 1 não será mais usada!! O link da webconferência será enviado somente nos grupos do WhatsApp e na Sala 2! A presença também deve ser feita na sala 2!

Para que não haja erros, amanhã é o último dia que a Sala 1 estará aberta, e nós mandaremos o link de acesso à Sala 2 na Sala 1. Todos que acessarem a Sala 1 serão, portanto, redirecionados à Sala 2, que durará até o fim do minicurso.


Link para acessar a palestra de hoje, dia 03/07: https://video.rnp.br/portal/transmission?idItem=73705

Ainda criamos três grupos no WhatsApp (somente um ou dois não comportaria a quantidade de pessoas). Neles, somente os administradores podem mandar mensagem. Utilizaremos esses grupo para enviar o link da webconferência cerca de 15 minutos antes dela iniciar. Por isso, é importante que você entre em um (e somente um) grupo, clicando em um dos três links abaixo. Portanto, o link da webconferência será disponibilizado tanto pelo WhatsApp quanto pelo Slido.

Grupo 1: https://chat.whatsapp.com/KOIprSZLqzO9q2YpCtT67N
Grupo 2: https://chat.whatsapp.com/KdbRHBSLwCPGhv9WC0tpy7
Grupo 3: https://chat.whatsapp.com/F2U8MkQhyluJA9xA9loalI


A interação com os inscritos, que desejarem enviar as perguntas ou comentários durante o minicurso, se dará por meio da ferramenta Slido.

Quem tiver interesse deverá fazer a inscrição até o primeiro dia do minicurso, e o certificado será emitido a partir de 75% de presença (participação em pelo menos cinco, dos sete encontros). As inscrições podem ser efetuadas por este formulário.

Por causa da indisponibilidade da plataforma de webconferência da UFG no dia 26 de junho, a palestra deste dia, - com o prof. Vitor Bragança, sobre a prova de Anselmo - acontecerá no sábado, dia 27 de junho, das 10.00 às 12.00h.

Programação:

  • 25.06.2020, das 10.00 às 12.00h - Agostinho: A prova pela verdade - Prof.ª Martina Korelc (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 27.06.2020, das 10.00 às 12.00h - Anselmo: Prova ontológica - Prof. Vitor Mauro Bragança (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 29.06.2020, das 10.00 às 12.00h - Tomás de Aquino: 1ª - 3ª via - Prof. Vitor Mauro Bragança (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 30.06.2020, das 10.00 às 12.00h - Tomás de Aquino: 4ª e 5ª via - Prof. convidado Rafael Carneiro Rocha (Doutorando/UFSC) (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 01.07.2020, das 10.00 às 12.00h - Descartes e as provas da existência de Deus - Prof. Cristiano Rezende (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 02.07.2020, das 10.00 às 12.00h - Kant: crítica às provas ontológica, cosmológica e teleológica; prova moral - Prof.ª Martina Korelc (clique aqui para fazer o download da palestra)
  • 03.07.2020, das 10.00 às 12.00h - Hegel: resposta à crítica kantiana - Prof.ª Márcia Zebina (clique aqui para fazer o download da palestra)