Seminário Autoritarismo e Liberdade
Resistência democrática: “ódio e nojo à ditadura”
Profa. Dra. Helena Esser dos Reis (UFG/CNPq)
26/09/2024, às 19h
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=T9vTc90FMzw
Resumo: A democracia jamais estará consolidada ou definitiva; é sempre frágil em vista de seus próprios pressupostos. Exatamente por isso importa “lembrar para não esquecer”, não como simples rememorar o passado e sim como enfrentamento e resistência contra formas opressivas do nosso tempo; a cada momento é preciso retraçar o curso e para olhar em frente; fortalecer as lutas, resistir e construir a democracia. Tendo em vista a passagem dos 60 anos do Golpe Militar que instaurou no Brasil uma longa ditadura, nesta palestra, com base no pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Alexis de Tocqueville, pretende-se entender “democracia” como condição social e política baseada na igualdade e na liberdade, para então discutir a fragilidade inerente à democracia e investigar formas de ameaças às quais está permanentemente exposta. E, finalmente, pretender-se discutir possibilidades de resistir às ameaças do nosso tempo.
A conferência integra o Seminário "Autoritarismo e Liberdade", organizado pelo Grupo de Estudos em Ética e Filosofia Política da UFAL (GEFP-UFAL), que vem ocorrendo desde março de 2024. O evento foi concebido como mote para não esquecermos do sombrio período da ditadura civil-militar brasileira, que durou 21 anos. Ele se estendeu de 31 de março de 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto, até 15 de março de 1985, com o término do governo do General João Figueiredo.
Não é necessário se inscrever previamente. Haverá certificado para ouvintes que assinarem a lista de presença durante a transmissão ao vivo.
O evento será online pelo canal do YouTube: www.youtube.com/gefpufal