Caminhos Amefricanos abre 150 vagas para intercâmbios internacionais voltados à promoção da igualdade racial
Programa de Intercâmbios Sul-Sul oferece 150 vagas para docentes da educação básica e estudantes de licenciatura em instituições públicas. As atividades ocorrerão no Panamá, em Angola e no México, com foco no combate ao racismo e na formação em Educação das Relações Étnico-Raciais.
O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul está com inscrições abertas para as edições Panamá, Angola e México. Ao todo, serão ofertadas 150 vagas destinadas a docentes da educação básica da rede pública e a estudantes de licenciatura de instituições públicas de ensino superior que se autodeclaram pretas(os), pardas(os) ou quilombolas.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade Agostinho Neto, a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) e a Universidad de Panamá. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional entre países da África, América Latina e Caribe, promovendo a socialização de conhecimentos e experiências voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana.
O programa busca contribuir para o combate ao racismo no Brasil, fortalecer a formação inicial e continuada de docentes e discentes e estimular a produção de conhecimento e a cooperação acadêmica internacional na área da promoção da igualdade racial. A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e à Lei nº 10.639/2003.
Links importantes
Inscrições
Mais informações sobre calendário, vagas e editais: