
I ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ESTADO DE GOIÁS
Dias 12 e 13 de abril de 2012 - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
KALOS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia
Faculdade de Filosofia - FAFIL / Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE
PIBID-Filosofia/UFG
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – CAPES
I ENCONTRO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ESTADO DE GOIÁS
Filosofia no Ensino Médio: o que esperar da formação filosófica nas condições atuais?
12 e 13 de abril de 2012 / Goiânia, Goiás
Campus II (Samambaia) - UFG
Apresentação
O I Encontro de Professores de Filosofia do Estado de Goiás será realizado nos dias 12 e 13 de abril de 2012, no Campus II (Samambaia) da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A proposta do encontro é reunir professores da rede de ensino pública e privada, estudantes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação e outros interessados em discutir os problemas em torno ao ensino de Filosofia na Educação Básica e, especialmente, no Ensino Médio.
O evento integra as atividades do Kalos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia, vinculado à FAFIL - Faculdade de Filosofia e ao CEPAE – Centro e Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG. O encontro é parte, também, do esforço por consolidar e publicizar as atividades do PIBID-Filosofia/UFG, programa de bolsa de iniciação à docência, financiado pela CAPES.
Atentos aos problemas que envolvem o retorno da disciplina de filosofia ao currículo do Ensino Médio e com a preocupação de que a filosofia se constitua como parte integrante e fundamental da formação dos nossos jovens, e não apenas o cumprimento de uma obrigatoriedade, o encontro busca: (i) estreitar e fortalecer as relações entre a universidade e a escola básica; (ii) aprofundar a discussão acerca dos problemas e desafios postos à formação de professores de filosofia (inicial e continuada) em nosso tempo e, (iii) abrir espaços de criação e de resistência contra todas as formas de aprisionamento do pensamento e da vida.
É nesse sentido que a força da pergunta – o que esperar da formação filosófica nas condições atuais? – nos confronta com a necessidade de reconsiderar a condição institucional da filosofia como disciplina e o seu lugar no sistema de ensino médio e superior. No horizonte do que se espera com este encontro, somos confrontados com a urgência de pensar o que fazer quando a filosofia deixa de ser essencial à formação humana e, consequentemente, como delinear melhor nossas responsabilidades de professores de filosofia no tempo presente.
Inscrições
Os interessados em apresentar trabalhos no I Encontro de Professores de Filosofia do Estado de Goiás devem enviar um resumo de, no mínimo, 300 palavras e, no máximo, 500 palavras, contendo título, autor (com indicação de sua titulação), vinculação acadêmica ou profissional do proponente e endereço eletrônico, até o dia 25 de março de 2012, para o seguinte endereço eletrônico: kalos.filosofiaufg@gmail.com
As propostas para apresentação de trabalhos devem estar articuladas ao eixo temático do encontro: ensino de filosofia. Os proponentes podem optar entre duas modalidades: comunicação ou oficina. O tempo de apresentação das comunicações será impreterivelmente de 20 minutos e 10 minutos para debate. O tempo para realização das oficinas será de 2 horas. As comunicações são reservadas para apresentação e discussão de textos resultantes de estudos, ensaios e pesquisas sobre o ensino de filosofia e as oficinas para compartilhar e discutir propostas de trabalhos em torno às praticas docentes com o ensino da disciplina. Cada proponente pode apresentar apenas um trabalho e as propostas podem conter, no máximo, três coautores. O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado no dia 30 de março de 2012 na página do evento: www.filosofia.ufg.br/kalos
A inscrição para participação no evento como ouvinte, com direito a certificado de 16 horas, pode ser feita na página do evento e/ou na secretaria da Faculdade de Filosofia da UFG, até o dia 11 de abril de 2012. Ouvintes e participantes com apresentação de trabalhos estão isentos do pagamento de taxa de inscrição.
Uma nova circular – a ser divulgada em breve - trará sugestões de hospedagens, restaurantes, linhas de ônibus do aeroporto e da rodoviária ao Campus da UFG, números de telefones de empresas de táxi, bem como informações sobre a programação do encontro e as normas de submissão dos textos completos para publicação em CD-ROM nos Anais do evento.
Goiânia, 04 de março de 2012.
Adriano Correia
Almiro Schulz
Carmelita Felício
Organizadores
--------------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
12 de abril de 2012
8h – Auditório da Faculdade de Letras
Credenciamento
8h30 – Auditório da Faculdade de Letras
Abertura
9h – Auditório da Faculdade de Letras
Conferência: Ensino de filosofia e resistência: sub-versão
Renata Lima Aspis (Unicamp)
Moderador: Almiro Schulz (Fafil/UFG)
10h15 – Intervalo
10h30 – Oficinas
. Avaliar para Aprender (Auditório da Faculdade de Letras)
Adriana Delbó(Fafil/UFG); Andréia dos Santos; Anelito Mota; Karine Soares; Pedro Lucas Dulci; Samuel Rodrigues; Valgner de Oliveira (alunos da disciplina Didática IV/2011-2)
. Estilos da escrita filosófica e modos de expressão do pensamento (Sala do 4º ano / Faculdade de Filosofia)
Carmelita Brito de Freitas Felício (Coord. Pibid Filosofia / UFG); Eduardo F. Franco; Thaís R. de Souza; Wigvan Pereira (Bolsistas Pibid Filosofia / UFG)
12h30 – Almoço
14h – Sala do 4º ano / Faculdade de Filosofia
Mesa-redonda: Seduc X Política de Educação em Goiás
Atílio Lúcio Malta; Fabrício David de Queiroz; José Joaquim Gomes Neto(professores da Secretaria da Educação do Estado de Goiás - Seduc)
16h15 – Auditório da Faculdade de Letras
Conferência: Filosofia como formação e autoformação
Lílian do Valle(UERJ)
Moderador: Evandson Paiva (UFG)
13 de abril de 2012
8h30 – Auditório da Faculdade de Letras
Mesa-redonda
. A natureza ilimitada da filosofia e suas possibilidades no ensino médio
Gonzalo Armijos Palácios (UFG / Campus Cidade de Goiás)
. O livro didático de filosofia: dilemas e desafios em seu uso
Pedro Gontijo (UnB)
. Alternativas e possibilidades: a filosofia e o fórum permanente de estudantes da UnB
Rogério Basali (UnB)
10h15 - Intervalo
10h30 / 12h30 - Comunicações
Auditório da Faculdade de Letras
. Heidegger e o ensino da filosofia: uma interpretação
José Reinaldo Felipe Martins Filho (UFG)
. Pensando alguns pressupostos para o ensino da filosofia a partir de Nietzsche e Deleuze
Maria Eliane Rosa de Souza (IFG / Campus Goiânia)
. O que é o ser no tempo contemporâneo?
Maria do Rosário Teles de Farias (FE/UFG)
. Caosmose: um novo paradigma no ensino de filosofia
Paulo Petronilio (UnB/FUP)
. Fazendo filosofia à semelhança de um lenhador: apontamentos sobre o legado educacional do professor Heidegger
Pedro Lucas Dulci (UFG)
Sala 29 / Prédio Faculdade de Filosofia
. Sensibilização: momento didático como estratégia para a aprendizagem
Fabiane Schneider Machado e Adel Fernando de Almeida Vanny (IFG)
. Frankenstein e a filosofia
Inácio Rodrigues dos Anjos (PIBID/UFMT)
. Currículos de filosofia: discursos e vozes nas orientações curriculares para o Distrito Federal
Loryne Viana de Oliveira (UnB)
. Filosofia no ensino médio: como despertar o interesse dos alunos pelo filosofar
Maria Helena Ferreria Goulart
. As orientações curriculares para o ensino de filosofia no ensino médio nos sistemas de ensino estaduais brasileiros
Rennan de Moraes Rodrigues (PIBID/UnB)
Miniauditório / Prédio Faculdade de Filosofia
. Formando o formador: a presença da Filosofia na disciplina Fundamentos Filosóficos e Sócio-históricos da Educação
Amone Inácia Alves e Rita Márcia Magalhães Furtado (FE/UFG)
. A filosofia na encruzilhada do conceito: entre a continuidade tecnológica e o recomeço filosófico
Diógenes Galdino Morais Silva (UFSCar)
. O texto impresso e o texto virtual: desafios para a leitura nas aulas de Filosofia
Heitor Pereira Silva e Gláucia Albuquerque de Oliveira Leichsenring (SSEDF)
. Filosofia e educação: o conceito de phrónesis na moral aristotélica
Luciene Maria Bastos (UEG/UFG)
. Notas para pensar a pesquisa do professor de filosofia no ensino médio
Marcelo Senna Guimarães (UERJ/Colégio Pedro II, RJ)
12h30 - Almoço
14h00 - Oficinas
. O filme como um recurso didático nas aulas de filosofia (Sala do 3º ano / Faculdade de Filosofia)
Carla Milani Damião(Coordenadora do Grupo de Estudos Filosofia e Cinema – Kinosofia/UFG)
Antônio Ferreira da Silva e Ícaro San Carlo Máximo Sampaio (Bolsistas PIBID Filosofia/UFG)
. A leitura do texto filosófico no ensino básico (Sala do 4º ano / Faculdade de Filosofia)
Roni Ederson Krause de Oliveira (IFG)
16h00 - Intervalo
16h15 – Auditório da Faculdade de Letras
Conferência: Sobre a responsabilidade do professor na educação básica
Vanessa Sievers de Almeida(UFBA)
Moderador: Adriano Correia (Fafil/UFG)
URL relacionada: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=5181 |
---|