COLÓQUIO DE ANTIGA

1º Colóquio de Filosofia Antiga da UFG

Atualizada em 04/11/15 14:20.

05 e 06 de novembro de 2015

 

 

1º Colóquio de Filosofia Antiga da UFG

Goiânia, 5-6 de novembro de 2015

 

PALESTRANTES, PROGRAMAÇÃO E COMISSÃO ORGANIZADORA

Palestrantes convidados:

Lucas Angioni

(mini-CV) Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Filosofia Antiga (sobretudo Platão e Aristóteles), atuando principalmente nos seguintes temas: metafísica, teoria da predicação, ética e teoria das explicações científicas. É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPQ, nível 1C.

Raphael Zillig

(mini-CV) possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, ocupando-se principalmente das obras Metafísica e Ética Eudêmia de Aristóteles. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UFRGS. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, nível 2.

Breno Andrade Zuppolini

(mini-CV) Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa na Universidade de Oxford, Reino Unido. Dedica-se ao estudo da filosofia grega clássica, mais notadamente Platão e Aristóteles, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração, essencialismo, necessidade e causalidade. Cursa atualmente Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve pesquisa na área de História da Filosofia Antiga.

Palestrantes da FAFIL-UFG

Anderson de Paula Borges

(mini-CV) Possui doutorado em filosofia pela USP (2009) e mestrado em filosofia pela USP (2004), ambos sob orientação de João Vergílio G. Cuter. Em 2009 fez estágio de doutorado na Faculty of Philosophy da University of Oxford, na Inglaterra, sob supervisão de Gail Fine. É professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente desenvolve o projeto "a noção platônica de epistêmê nos textos do período intermediário", com apoio do CNPq e FAPEG. Tem experiência na área de filosofia antiga, com ênfase no conceito de conhecimento em Platão e no método socrático. Tem também interesse na ciência aristotélica e nas críticas de Aristóteles a Platão.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 

DIA 05.11.2015, Quinta-feira

14h: 30min   conferência “Platão contra o Relativismo Epistêmico: co-presença de opostos em República V

Conferencista: Breno Andrade Zuppolini-Unicamp

Local: sala do 3º ano do curso de filosofia-FAFIL

16h:00min coffee break

16h:30min conferência “Sensação e Conhecimento em Teeteto 184-186”

Conferencista: Anderson de Paula Borges-UFG

Local: sala do 3º ano de filosofia, FAFIL

 

Dia 06.11.2015, sexta-feira

14h:00min   conferência “A noção de ‘clareza’ na Etica Eudêmia

Conferencista: Raphael Zillig-UFRGS

Local: sala do 3º ano do curso de filosofia-FAFIL

15h:30min coffee break

16h:00min conferência “Demonstrações Circulares em Aristóteles”

Conferencista: Lucas Angioni-UNICAMP

Local: Auditório Lauro Vasconcelos, FAFIL-UFG

 

Comissão Organizadora:

Anderson de Paula Borges-UFG

Wellington Damasceno –UFG

                                                           Goiânia, 03 novembro de 2015.