Weby shortcut
Logo da FAFIL

Bacharelado

Atualizado em 21/07/19 09:58.

PERFIL DO CURSO


A finalidade do Bacharelado em Filosofia é formar pesquisadores(as) e professores(as) sobretudo para o magistério no Ensino Superior, por uma via de mão dupla: a aquisição e domínio do patrimônio intelectual que nos foi legado pela tradição filosófica e a análise filosófica de problemas ou questões fundamentais pertencentes aos demais âmbitos da cultura e da história da humanidade, incluindo questões acerca da arte, da ciência e das demais disciplinas do saber humano.

O Bacharelado estrutura-se de modo a orientar o(a) discente a desenvolver habilidades mais voltadas para a pesquisa na área de filosofia, sem, contudo, descuidar do desenvolvimento de habilidades didáticas. Assim, além de um domínio básico da tradição, dos temas e dos conceitos filosóficos, o(a) egresso(a) do curso de filosofia que tenha optado pela modalidade Bacharelado terá adquirido as ferramentas básicas para se posicionar e refletir acerca dos debates contemporâneos acerca, por exemplo, das questões socioculturais, políticas e econômicas da nossa época.

Deve-se notar, porém, que este não é o único horizonte de atuação de um egresso do curso de Filosofia. Em qualquer trabalho em que seja necessária a capacidade de expressão, o desmascaramento de argumentos falaciosos ou inválidos e um olhar mais abrangente, o filósofo terá aí um papel importante. Nesse sentido, haverá oportunidades para a incorporação desse(a) profissional em consultorias a projetos educacionais, em atividades editoriais, na mídia crítica especializada, em produções culturais, nas áreas do direito e da saúde, entre outras.