Weby shortcut
Logo da FAFIL

Licenciatura

Atualizado em 21/07/19 09:58.

PERFIL DO CURSO


A finalidade do curso de Licenciatura em Filosofia é formar professores para o magistério no Ensino Médio pela integração entre dois aspectos da filosofia, o conhecimento do patrimônio que nos foi legado pela tradição filosófica e a análise filosófica de problemas ou questões fundamentais pertencentes aos demais âmbitos da cultura e da história da humanidade, incluindo questões acerca da arte, da ciência e das demais disciplinas do saber humano.

O curso está estruturado para orientar a prática pedagógica dos(das) licenciandos(as), sem perder de vista o contexto específico no qual exercerão a docência: as instituições escolares da educação básica. Prevê, portanto, ações de cunho pedagógico envolvendo, de um lado, as competências específicas do(a) professor(a) de filosofia nesse nível de ensino e, de outro, o esclarecimento de seu papel como educador(a) no debate contemporâneo mais amplo acerca das questões socioculturais, políticas e econômicas da nossa época.

Deve-se notar, porém, que este não é o único horizonte de atuação de um egresso do curso de Filosofia. Em qualquer trabalho em que seja necessária a capacidade de expressão, o desmascaramento de argumentos falaciosos ou inválidos e um olhar mais abrangente, o filósofo terá aí um papel importante. Nesse sentido, haverá oportunidades para a incorporação desse(a) profissional em consultorias a projetos educacionais, em atividades editoriais, na mídia crítica especializada, em produções culturais, nas áreas do direito e da saúde, entre outras.