Atualizado em 19/11/14 09:36.

APRESENTAÇÃO

O curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás completa 50 anos de funcionamento neste ano de 2013. Quando a universidade foi fundada, uma lei estabelecia que nenhuma universidade poderia funcionar sem os cursos de Filosofia e de Direito. Ainda que hoje em dia isso soe muito estranho e destoe do soterramento dos estudos de filosofia em tempos sombrios – isso sim, nada estranho –, é possível dizer que experimentamos um momento em que a presença da filosofia na formação dos jovens e o protagonismo que vem adquirindo na vida cultural pode apontar para um protagonismo futuro que ultrapasse o nível do entretenimento dito sofisticado.

A Universidade Federal de Goiás possui o segundo curso de pós-graduação stricto sensu mais antigo fora das regiões sul/sudeste. Em seus vinte anos de funcionamento ininterrupto, a despeito dos mais variados percalços, o curso se consolidou na formação para a pesquisa de excelência em filosofia e pôde então, no presente ano, abrir sua primeira turma de doutorado, consagrando os esforços da comunidade acadêmica ao longo dessas duas décadas.

A Semana de Filosofia, já em sua vigésima edição, assim como as revistas Philósophos e Inquietude, são ícones notáveis desses esforços. Cabe ainda mencionar a recente reestruturação da nossa graduação e a abertura do curso no nível noturno. Com o novo currículo e o reforço da formação básica em filosofia tanto na modalidade de licenciatura quanto na de bacharelado, cujos frutos, muito além da nota máxima no último Enade, têm sido colhidos na elevação da competência dos nossos egressos no que tange tanto à pesquisa quanto à docência, temos podido intensificar e diversificar nossas atividades acadêmicas nos mais diversos campos da reflexão filosófica.