Revistas e Jornais de filosofia

Atualizada em 11/10/13 12:55.
REVISTAS E JORNAIS DE FILOSOFIA
A Arte de Pensar (Didática Editora)
Revista portuguesa dedicada ao ensino de filosofia. Com dezenas de textos, resenhas e artigos temáticos em filosofia é boa fonte para iniciantes e professores. Apresenta na seção Filósofos de Hoje um belo quadro, praticamente todo composto, pelos maiores pensadores analíticos da Filosofia Contemporânea. Com responsável quadro de editores da Sociedade Portuguesa de Filosofia é um local seguro para se encontrar textos filosóficos.
Crítica: Revista de Filosofia e Ensino
Guiada pelo mesmo modelo editorial da "Arte de Pensar", esta revista dá um show a parte em seu site. São muitos os artigos, resenhas de livros, teses e até mesmo extratos de livros que oferecem material invulgar para discussão filosófica. Atenção para o "Guia das Falácias" de Stephen Downes e para a seção Entrevistas.
Disputatio.com
Jornal internacional de filosofia. Apresenta artigos, em português e inglês, de autores de diversos países. Sua linha editorial é exclusivamente analítica.
Animus - A Philosophical Journal for our Time
Jornal On-line de filosofia. Movidos por profundo respeito aos valores e preceitos clássicos da filosofia, os editores tentam reviver problemáticas tradicionais da filosofia através de uma releitura daqueles que primeiramente as experimentaram. A revista é anual e, mais ou menos, concentra-se em um tema por ano. Os exemplares anteriores estão todos a disposição em HTML ou PDF.
Humanitas
Jornal humanista que trilha os temas mais variados em filosofia e ciências sociais. Muitos dos artigos estão disponíveis on-line. Platão, Vico, Mill e Foucault são alguns nomes da filosofia que se podem encontrar.
The Philosophers Magazine
Esta revista inglesa apresenta alguns artigos de postura relativamente não-acadêmica. Apesar de ser direcionada a um público mais extenso, a temática dos artigos permanece nos domínios da filosofia. Algumas seções extras, como citações, filósofo do mês, quiz interativo de filosofia, tornam o site interesante. Visite.
Contretemps - An On-line Jornal of Philosophy
Absolutamente contemporâneo. Contretemps tem o apoio institucional da University of Sydney. Em sua terceira edição apresenta artigos variados em filosofia contemporânea.
Aporia - A Student Jornal of Philosophy
Trilhando vários momentos da história da filosofia, os artigos de Aporia tratam desde Socrates a Whitehead. São ainda poucos os exemplares disponíveis on-line, mas compensam a visita.
Cultural Logic
Jornal marxista. Discute temas teóricos como o materialismo-dialético e aborda também questões mais práticas. Devo dizer que os artigos não me parecem nem práticos, nem teóricos. Para aqueles que ainda não estão formalmente convencidos é uma boa dica.
Dogma
Revista francesa de filosofia e humanidades. Mais de 100 artigos em inglês e francês. Temas atravessam desde a análise do positivismo até o pensamento de Nietzsche chegando até a epistemologia popperiana.
Philosophy Now
Mais um site para fazer tremer os filósofos clássicos em sua tumba. Sob os moldes de um E-zine, o Philosophy Now apresenta artigos em filosofia e em algo parecido. Não deixam de ser curiosos os artigos, bem como a seção de perguntas de leitores "Dear Socrates". Respire fundo e visite.
Minerva - An Internet Journal of Philosophy
Journal eletrônico de filosofia. Artigos disponíveis nos temas mais variados. Preponderantemente contemporâneo.
Nordic Journal of Philosophical Logic
Jornal editado pela Universidade de Ohio. Apesar de estarem todos (os artigos) a disposição do internauta, devemos ressaltar que a linguagem não é nada acessível. Boa sorte.
Philosophy Journals
Apesar do grande número de links quebrados, esta página serve como referência para quase 500 Jornais e Revistas de filosofia. Oferece um vasto panorama editorial da filosofia no mundo.

Fonte: Guia de Filosofia na Internet